14 dicas de ferramentas gratuitas para startups, pequenas empresas e autônomos

September 18, 2020 Media On

14 dicas de ferramentas gratuitas para startups, pequenas empresas e autônomos

Selecionamos algumas ferramentas gratuitas para startups que estão na linha de frente sendo responsáveis por gerenciar vários setores no seu próprio negócio.  

Diquinhas podem ser são sempre muito bem-vindas e podem ser muito oportunas no dia a dia. E é claro que a famosa caderneta e agenda ainda são imbatíveis, mas existem ferramentas online indispensáveis para um trabalho mais otimizado!

Quantas vezes na correria dos compromissos diários esquecemos algumas informações ou tarefas muito importantes? Com alguns dos itens da nossa lista você não passará por essa situação novamente e mais, vai ajudar muito na administração do seu tempo!

Em um momento de falta de criatividade basta uma pequena inspiração e tudo está resolvido, e essa também é um dica que vamos listar neste conteúdo!

Confira abaixo ferramentas úteis para Startups, Pequenas Empresas e Autônomos selecionadas especialmente para facilitar o trabalho e o dia a dia dos empreendedores. 😊

1 – Google Meet 

Criado para equipes o Google Meet é feito para se reunir a distância simultaneamente. No contexto atual o Google está disponibilizando videoconferência de nível empresarial para todos e é uma das ferramentas gratuitas para startups mais utilizadas no mundo!

Agora qualquer pessoa com uma Conta do Google pode criar uma reunião on-line com até 100 participantes e com duração de até 60 minutos (até 24 horas por reunião até 30 de setembro de 2020). Empresas, escolas e outras organizações podem aproveitar os recursos avançados, como reuniões com até 250 participantes internos ou externos e transmissão ao vivo para até 100 mil espectadores em um domínio.

2 – Forms  

O formulário online é uma poderosa ferramenta de coleta de dados e o Google disponibiliza o Forms como ferramenta de pesquisas e formulários fáceis de criar e utilizar. Você consegue criar um questionário com campos customizáveis, sem qualquer custo adicional.

3 – Trends  

Para quebrar o bloqueio de criatividade com dados precisos, o Google Trends entra como a solução ideal para criar conteúdos que vendem;

Veja mais sobre: Como utilizar a produção de conteúdo para vender mais?

4 – Keyword Planner  

Ferramenta para auxiliar no planejamento de palavras-chave, que podem ser utilizadas no seus anúncios do Google Ads ou em algum conteúdo 😉

5 – Hello Sign  

Adicione sua assinatura a um documento do Google ou adicione campos para outras pessoas preencherem e assinarem, o documento assinado tem valor legal.

6 – Google Agenda 

Ferramenta gratuita do Google, é como o nome sugere, uma agenda virtual. Essa também é uma opção gratuita para você manter as suas atividades organizadas por período, marcar reuniões, consultas e outras atividades.

7 – Planilhas 

As planilhas online, sejam pelo Google ou no Excel, também podem ser ótimas opções  pra você se organizar. Desde de fluxo de caixa a planejamento de temas, dependendo do seu objetivo.

8 – Pomodoro 

O Pomodoro ajuda você a fazer mais em menos tempo e recuperar sua concentração dispersa. É uma técnica de gerenciamento de tempo e sugere que você trabalhe por 25min e faça breves intervalos. O tempo vai aumentando gradualmente, dependendo do tempo que você fica trabalhando. Existem vários apps para ajudar a controlar, procure por “Pomodoro” e vários aparecerão 😉 

Veja também: 10 dicas para um Customer Success eficaz

9 – Trello 

Ótima alternativa, entre as ferramentas gratuitas para startups, é super útil para controlar as suas atividades, permitindo trabalhar com mais colaboração e ter mais produtividade. Com os quadros, listas e cartões do Trello, você pode organizar e priorizar seus projetos de um jeito divertido, flexível e gratificante (A gente da Media On não vive sem rs). Possuem formato para PC e Mobile. 

10 – Freepik 

Para quem ama recursos gráficos gratuitos, a Freepik disponibiliza milhões! Você acha tudo o que precisa para projetos criativos: Apresentações, projetos ou aplicações gráficas em geral. Lá você vai encontrar arquivos vetorizados, em psd, ícone e até fotos. Os arquivos são de perfeita qualidade e podem ser utilizados tanto para campanha comercial ou pessoal, conforme indicação de direito autoral.

11 – Pinterest 

Pinterest é um portal, em forma de rede social que te ajuda a encontrar as inspirações para criar o que quiser. Encontre infográficos, projetos e outras ideias pra testar! No Pinterest, você consegue salvar imagens comerciais ou pessoais, pode também até instalar um plugin que possibilitar o salvamento automático e que faz um link direto para o site de origem, permitindo que a referência original seja mantida. Além disso, você consegue também criar painéis e quadros (boards) para organizar melhor as ideias e partilhá-las com toda a rede.

12 – Dropbox 

Hoje em dia não basta apenas salvar os arquivos, precisamos manter eles seguros também! Imagine o retrabalho se você perdesse algum arquivo para um projeto muito importante? Para evitar dor de cabeça, utilize um serviço de armazenamento em nuvem.

O Dropbox foi uma das primeiras empresas a oferecer esse tipo de serviço. Eles reúnem todo o conteúdo da sua equipe na nuvem e além disso, ajudam também a diminuir a bagunça dos arquivos, realçando o que mais importa. O plano gratuito tem um limite, mas é possível receber 1 terabyte de espaço ao pagar uma tarifa anual de US$ 99,00.

13 – MailChimp

Muitas empresas estão trabalhando mais do que nunca para se manterem conectados aos clientes e uma ótima estratégia para atrair e se relacionar com os clientes é o e-mail marketing! A MailChimp é uma das melhores ferramenta de gerenciamento de e-mail e permite que a empresa envie até 12 mil e-mails por mês na versão gratuita.

14 – Google Primer

Conhecimento é tudo né pessoal? O Primer é um jeito rápido, fácil e gratuito de aprender novas habilidades de negócios e marketing digital. O Primer também funciona off-line, para que você possa aprender sobre planejamento de negócios, gerenciamento, vendas, publicidade digital, redes sociais, marketing de conteúdo, SEO, análise, branding e muito mais, sempre que tiver 5 minutos livre – a qualquer hora, em qualquer lugar.

Google Primer pode ser uma das ferramentas gratuitas mais interessantes, pois permite que você recebe os próximos passos personalizados após cada aula, para que você possa colocar suas novas habilidades em prática imediatamente. Obtenha o conhecimento comercial e de marketing que você precisa com rapidez e facilidade, e acompanhe seu progresso para tornar o aprendizado de novas habilidades parte do seu dia a dia. Na plataforma você consegue encontrar 203 minicursos em português e está disponível na Play Store e na App Store.

 

Agora é só utilizar as ferramentas e contar depois pra gente a sua experiência! Você tem alguma outra sugestão de ferramenta para pequenas empresas e autônomos? Deixe aqui nos comentários!