Você já deve ter se perguntado se vale a pena investir em marketing digital para o seu negócio ou segmento. A verdade é que todo tipo de empresa, independente do porte, pode se beneficiar com o marketing digital desde que o mesmo seja feito com qualidade, paciência e por profissionais qualificados.
Vivemos em um mundo cada vez mais digitalizado e ter uma presença virtual é peça chave para se destacar em meio a tantas opções. Se você sempre quis investir em marketing digital mas não sabe como e por onde começar, vamos neste post resolver algumas dúvidas e dar algumas dicas que podem ser valiosas. Confira!
Motivos que podem ter te afastado do marketing digital
Os principais motivos que podem lhe afastar da ideia de investir em marketing digital estão relacionados a falta de dinheiro, falta de experiência ou experiências ruins. Geralmente esse afastamento acontece devido a falsa ideia de que para ter uma presença digital é necessário o investimento imediato em agências de marketing digital ou algum tipo de responsável para manusear e monitorar as redes. Isso não é de fato verdade já que para iniciar a jornada do marketing digital você só precisa ter acesso a internet e algumas redes sociais. Instagram, Facebook e alguns domínios de site são gratuitos. Você pode também, começar a investir em blog posts feitos por você mesmo e que abordam temas relevantes à sua marca.
Aos que tiveram um mau relacionamento com o marketing digital, seja por não ter paciência para manusear as redes ou por não entender como elas funcionam, é possível procurar por empresas que possam prestar esse serviço a preços acessíveis e condizentes com o seu orçamento. Neste caso, é interessante procurar por agências de marketing com tratamentos humanizados que vão entender suas demandas e ser transparentes durante todos os processos e criações.
Por fim, outro item que pode impedir empresas de investir em marketing digital é a desconfiança com a rede. O principal receio está na segurança das informações e dados compartilhados e o medo de ter essas informações roubadas é real. Mas, saiba que a segurança na rede é um tópico discutido todos os dias e novas camadas de segurança são implementadas com frequência. As principais redes sociais já contam com essas camadas e a sua empresa estará segura, com uma forte presença digital para expor apenas a sua marca e seus produtos.
Por onde começar a investir em marketing digital
O primeiro passo para começar a criar a presença virtual da sua marca utilizando técnicas de marketing digital é descobrir qual rede funciona melhor para você. O instagram é uma rede que funciona perfeitamente para muitos tipos de negócios e é totalmente gratuito. Você deve definir também qual a sua meta com essa recém formada estratégia de marketing digital. Você pode, por exemplo, estar procurando por mais leads, reconhecimento no seu ramo ou até mesmo trabalhando na formação de contatos para negócios.
Formada sua estratégia é importante monitorá-la e a melhor forma de descobrir se o seu objetivo está acontecendo é ficar de olho nas métricas fornecidas por essas redes. Em sua maioria, você pode acompanhar o tráfego na sua página, a interação dos usuários com ela e quais postagens estão gerando mais cliques.
Isso pode parecer complicado, e caso você tenha disponibilidade, conversar com uma agência de marketing digital pode te ajudar em algumas questões e até mesmo lhe dar alguma ideia do como prosseguir com suas estratégias.
Como o marketing digital pode gerar retornos para o seu negócio
Os tempos mudaram e a forma de ser reconhecido por clientes também mudou. Estamos a todo instante conectados e nossos interesses monitorados. Dito isso, ter uma presença digital não apenas impulsiona o seu negócio como também pode começar a criar uma imagem imponente no seu segmento.
O marketing digital faz com que sua marca seja facilmente encontrada em ferramentas de buscas, permite a avaliação de clientes nas redes e abre espaço para diversas opiniões que podem moldar os seus próximos passos. A presença digital faz uma ponte entre cliente e produto e tudo o que você precisa fazer é proporcionar a entrega do mesmo.
Segmentação do público alvo para facilitar a criação de personas
Com a aplicação do marketing digital no seu negócio é possível ter uma ideia de quem é o seu público alvo. Você tem acesso a informações como, quais horários estão acessando mais sua página, que outros tipos de conteúdos seus clientes consomem e quais são suas tendências de compra. Com isso você pode segmentar esse público e agrupá-los de acordo com suas semelhanças e até mesmo criar personas para o seu negócio, facilitando ainda mais a forma de interação e desenvolvimento de produtos de acordo com as necessidades do mesmo.
Investir de acordo como orçamento
Não há nada menos vantajoso do que fazer investimentos às cegas. Investir em meios offline é neste sentido uma faca de dois gumes já que com eles não é possível ter uma métrica palpável de retorno ao seu investimento. A impressão de panfletos, por exemplo, não é confiável já que não se sabe quantas conversões ele lhe trará.
O investimento em uma boa estratégia de marketing digital, por exemplo, faz muito mais sentido para o monitoramento dos seus investimentos. Isso porque o que é gasto em campanhas pode ser direcionado conforme a necessidade, adequando a propagando de acordo com as métricas provenientes das redes sociais e afins.
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Não deixe se levar pelo medo e insegurança quando o assunto é digitalizar o seu negócio. A melhor forma de decidir se investir em marketing digital é ou não para a sua empresa é falando diretamente com um profissional da área. Nós da Media On estamos sempre abertos para conversar e lhe ajudar a tomar essa decisão.